A alimentação materna na fase de gestação e amamentação assume um papel muito importante para o bebê. Isso porque os nutrientes ingeridos são importantes para nutrirem adequadamente o feto durante a gestação e para comporem o leite materno que será ofertado ao bebê. Por isso, elenquei os 5 alimentos considerados importantes para estarem presentes na alimentação nestas fases da vida de uma mulher.
1-FRUTAS
As frutas são alimentos fundamentais para ofertar fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, os quais ajudam no funcionamento do organismo. Devem estar presentes pelo menos 3 vezes ao dia.
2- VERDURAS
As verduras são alimentos fontes de fibras principalmente. As verduras de coloração verde escura ainda fornecem micronutrientes como cálcio e ferro, mas muitos outros. São fundamentais por contribuírem para o funcionamento intestinal. Devem estar presentes duas vezes ao dia, principalmente no almoço e no jantar.
3- LEGUMES
Os legumes são alimentos fundamentais para fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. Devem estar presentes na alimentação diariamente, pelo menos 2 vezes ao dia, no almoço e no jantar. Quanto maior for a variedade consumida, maior será a oferta de compostos antioxidantes e micronutrientes variados. Por isso, opte por legumes de cores diferentes ao longo do dia e da semana.
4- PEIXES
Recomenda-se que gestantes e lactantes consumam peixes pelo menos 3 vezes por semana. Os peixes são considerados fontes proteicas de origem animal, que fornecem aminoácidos importantes, menor teor de gordura saturada quando comparo às carnes vermelhas. Ademais, os peixes são importantes fontes alimentares de gorduras poliinsaturadas do tipo ômega 3, essencial ao desenvolvimento cerebral do feto e do bebê.
5- AVEIA
A aveia é um cereal com uma importante quantidade de fibras em sua composição, em especial a beta glucana. Além de contribuir para o funcionamento do intestino e para a microbiota intestinal da gestante e da lactante, a beta glucana é um composto aliado no controle da absorção de gorduras, carboidratos e no estabelecimento da saciedade. Este alimento pode ser inserido nas pequenas refeições ou até mesmo no café da manhã.
Dra. Deborah Masquio
Nutricionista
CRN3 29371
Kommentare