Dohad é uma abreviatura do termo “Origem desenvolvimentista da saúde e da doença “ (Developmental Origins of Health and Disease).
Essa teoria propõe que estímulos do ambiente, como alimentação, nutrientes, restrição calórica, exposição à poluentes ambientais e outras substâncias podem gerar adaptações no desenvolvimento do feto durante a gestação ou no bebê após o nascimento.
Estudos mais recentes apontam inclusive o impacto desses fatores sobre a fertilidade e saúde da mulher e do homem, influenciando a saúde das futuras gerações.
Essa teoria originou-se das observações de que as alterações metabólicas eram mais frequentes em indivíduos filhos de mulheres que vivenciaram a fome durante a gestação, em marcos históricos da nossa humanidade, como a Fome Holandesa, durante a segunda guerra mundial, e a Grande Fome Chinesa.
E o que isso significa?
Significa que se a mulher for exposta a estímulos nocivos durante a pré concepção, gestação ou na fase lactação, o metabolismo e o funcionamento do organismo do feto e do bebê podem ser modificados e aumentar o risco de doenças crônicas na idade adulta, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares. Isos também vale para a influencia sobre o homem antes de ser pai.
Assim, as primeiras exposições e experiências nutricionais no começo da vida são consideradas como oportunidades para influenciar a saúde ao longo da vida e a resiliência de indivíduos ao desenvolvimento de doenças.
Pré-concepção
A saúde dos pais, ou seja, da mãe e do pai, antes da concepção tem um papel na origem desenvolvimentista da saúde e da doença dos seus filhos.
Por isso é tão importante cuidar da alimentação e da saúde da mulher que quer se tornar mãe, bem como do homem que quer ser pai.
Na gestação....
A alimentação da gestante, o ganho de peso e o estado de saúde têm um papel importante nesse processo. Os estudos mostram que a privação de calorias ou até mesmo o consumo excessivo de gorduras e açúcar na gestação podem aumentar a chance dos bebês apresentarem excesso de peso e diabetes na vida adulta.
Na lactação....
A fase de amamentação também é considerada um período crítico para esse processo. O aleitamento materno desempenha papel protetor, sendo considerado um fator que reduz o risco de doenças crônicas na vida adulta.
Deborah Masquio. Nutricionista. Mestre e Doutora pela UNIFESP. Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Materno-Infantil e Obesidade, Emagrecimento e Saúde. Pesquisadora e Professora Universitária.
Referências
Itoh H, Ueda M, Suzuki M, Kohmura-Kobayashi Y. Developmental Origins of Metaflammation; A Bridge to the Future Between the DOHaD Theory and Evolutionary Biology. Front Endocrinol (Lausanne). 2022 Feb 3;13:839436. doi: 10.3389/fendo.2022.839436.
Hagemann E, Silva DT, Davis JA, Gibson LY, Prescott SL. Developmental Origins of Health and Disease (DOHaD): The importance of life-course and transgenerational approaches. Paediatr Respir Rev. 2021 Dec;40:3-9. doi: 10.1016/j.prrv.2021.05.005.
Silveira PP, Portella AK, Goldani MZ, Barbieri MA. Developmental origins of health and disease (DOHaD). J Pediatr (Rio J). 2007 Nov-Dec;83(6):494-504. doi: 10.2223/JPED.1728. PMID: 18074050.
Comments