top of page
Foto do escritorDeborah Masquio

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PROGRAMAÇÃO METABÓLICA?


- A programação metabólica está relacionada a influência que o ambiente intrauterino pode exercer sobre o crescimento e o desenvolvimento de um bebê.


- Na fase de gestação, condições adversas podem promover mudanças permanentes na formação do órgão, em vias metabólicas, as quais podem levar a efeitos irreversíveis na estrutura e/ou na função de um determinado órgão.


- Dentre os desfechos inadequados da programação metabólica estão: maiores chances de obesidade, diabetes do tipo 2, hipertensão arterial, autoimunidade, doenças intestinais e alérgicas.


- São consideradas como risco para a programação metabólica inadequada na fase da gestação: estado nutricional da gestante, ganho de peso excessivo ou insuficiente na gestação, alimentação materna com excesso de gordura saturada e trans, deficiência de micronutrientes e de Ômega 3, exposição à contaminantes ambientais (xenobióticos), uso de álcool, cigarro e drogas, estresse materno, e alterações hormonais.


- Portanto, um acompanhamento nutricional no pré-natal pode contribuir de maneira importante para minimizar os impactos negativos da programação metabólica.




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page